Imagem

Cuidados com a pele: Isotretinoína – mês 7 (FIM)

E, finalmente, meu tratamento com Isotretinoína chegou ao fim.

Foram muitos meses (sete, para ser exata) com muitas restrições, decepções, melhoras, pioras e muita ansiedade para que tudo isso pudesse acabar logo. E acabou.

Não vou negar, esperava muito com esse remédio. Até porque vi resultados incríveis em muitas pessoas. Em mim, o resultado foi ótimo, não me leve a mal, mas no final de tudo isso, ainda me sobraram cicatrizes.

E é aqui que eu assumo: sim, estourei muitas espinhas durante o tratamento. Sim, me arrependo amargamente.

O processo de cicatrização natural da nossa pele fica lento e bem menos eficaz quando estamos com isotretinoína em nosso organismo. Fica péssimo, pra dizer a verdade. Tenho marcas de simples arranhados em minha mão que já estão quase fazendo aniversário e, aparentemente, vou ficar com cicatrizes deles também.

O tratamento recomendado pro meu caso foi o ‘dermaroller‘, um instrumento com microagulhas que estimulam o desenvolvimento de colágeno através de pequenos machucadinhos na pele. Vai ser a minha tentativa final (podem esperar mais uma trilogia sobre os meus intermináveis cuidados com a pele).

Enfim. Minha última cápsula do medicamento foi no dia 09 de setembro de 2016. Hoje já sinto que meus lábios não imploram por hidratante como antes, minha pele já aguenta mais do que alguns minutos antes de pedir pelo hidratante e meus cabelos pararam de cair em tufos.

Segundo a médica, em três meses meu corpo já vai estar como antes e até a oleosidade pode retornar, não tão intensa como antes, mas vai retornar. Meu couro cabeludo agradece imensamente.

No fim das contas, foi um tratamento difícil, eficaz e com alguns bons resultados. Mas, obviamente, os cuidados não vão poder parar.

Como minha pele tem tendência à acne, o cuidado com ela deve sempre existir. Uma boa limpeza, tonificação, hidratação, proteção solar e um bom esfoliante químico e físico para evitar o acúmulo de células mortas são essenciais. Logo posto por aqui os produtos escolhidos e recomendados para essa nova etapa.

Querida isotretinoína, nunca mais!

(Assim espero).

Um comentário sobre “Cuidados com a pele: Isotretinoína – mês 7 (FIM)

Deixe aqui o seu comentário

