Imagem

Cuidados com a pele: Isotretinoína – mês 4

Frustrante. Essa é a melhor palavra para descrever meu tratamento até agora. Sei que estou em minha quarta caixa de isotretinoína e é praticamente o início, mas não dá pra negar: frustrante!Antes de começar com esse medicamento pesquisei inúmeras vezes sobre  os efeitos colaterais e durabilidade do tratamento, mas nunca imaginei que o meu caso seria pior que as histórias que li. Lembrando que minha dose é de 40mg, foi alterada para 50mg no terceiro mês e atualmente voltou a ser 40mg.

Efeitos Colaterais – 2º ao 4º mês
  • Efeito rebote intenso de oleosidade e aparecimento de espinhas logo no segundo mês, inclusive no couro cabeludo. Para tratar tive que dar adeus ao ‘No Poo’ (mais sobre isso em outro post);
  • Pele extremamente sensível e ressecada. Cortes na pele com papel já viraram rotina;
  • Aparecimento de erupções cutâneas nos braços, mãos e pés;
  • Queda de cabelo intensa! Atualmente estou com metade do cabelo que eu possuía antes do tratamento;
  • Lábios, olhos e nariz muito ressecados;
  • Alteração em meu ciclo menstrual, com atrasos de até 15 dias;
  • Aumento dos níveis de colesterol total, LDL e triglicerídeos e diminuição dos níveis de HDL;
  • No terceiro mês, com a dose de 50mg, tive aumento nas taxas TGP, que se não fosse observada mensalmente, poderia me levar a uma hepatite medicamentosa.
  • Visão noturna prejudicada.

Posso dizer que minha pele começou a ter um resultado ‘ok’ na quarta caixa de isotretinoína. As espinhas estão desaparecendo e as manchinhas e cicatrizes estão ficando, o que é normal, mas não imaginei que passaria por tudo isso.

Achei que logo no primeiro mês conseguiria ver avanços e faria, feliz da vida, as fotos de ‘antes e depois’. Mas nesses meses eu mal conseguia me olhar no espelho e muito menos escrever sobre o assunto.

O meu tratamento não tem previsão de término, já que a minha médica está avaliando pelos resultados que estão aparecendo, mas posso dizer que a minha experiência até agora não tem sido nada legal. Só me resta torcer pro futuro ser um pouco mais agradável…

Produtos salvadores
Roacutan - Isotretinoína, Cuidados com a pele
  • Para a limpeza continuo usando a loção Cetaphil (falo sobre ela aqui) e, logo em seguida, aplico o protetor solar hidratante da Blocskin FPS 40. É ma-ra-vi-lho-so! A textura é de um hidratante pesado, mas que, ao mesmo tempo, é absorvido totalmente pela pele sem deixar resíduos.
  • Caso a pele esteja com alguma descamação, coloco algumas gotas do óleo vegetal de semente de uva e espalho pelo rosto.
  • O Cicaplast Baume B5 é o meu hidratante noturno. Aplico uma generosa camada antes de dormir e isso tem ajudado bastante na recuperação da minha pele.
  • O colírio virou item essencial desde o terceiro mês. Algumas gotinhas de 2 em 2 horas e meus olhos agradecem.

Roacutan - Isotretinoína, Cuidados com o corpo

  • Protetor solar é mais que essencial. Minha pele não aguenta cinco minutos sem se queimar. Esse corporal, também da Blocskin é muito bom. A textura é em gel-creme, o que garante que ele seja absorvido bem rapidamente sem deixar um resíduo oleoso. Adorei!
  • Para a noite eu preciso de uma hidratação mais poderosa, e o combo do óleo Sève de rosas champagne da Natura e a manteiga corporal de lavanda da Granado é excelente! Um mais perfumado que o outro, e essa manteiga corporal é a melhor que eu já usei até hoje.

O quinto mês de tratamento já está chegando, e só espero que ele seja um pouco menos surpreendente que os anteriores.

3 comentários sobre “Cuidados com a pele: Isotretinoína – mês 4

  1. Olha só, quando você fez um post falando que iria iniciar esse tratamento eu senti muita vontade de escrever para conversarmos sobre.
    Fiquei admirada com a sua coragem, porque esse remédio é bem pesado. Quase enviei um e-mail, carta, pombo-correio, qualquer coisa mais privativa, sabe rsrs. Fiquei preocupada com sua decisão.
    Porém, achei que eu não iria ajudar em nada em falar sobre os efeitos colaterais do tratamento, uma vez que você já deve ter se informado muito mais do que eu sobre o assunto e especialmente pelo fato de entender seus esforços para ter uma pele bonita. Eu também tenho esse sonho. Então preferi ficar aqui aguardando o seu relato, torcendo para que as notícias fossem ótimas.

    No ensino médio alguns amigos fizeram o tratamento com o Roacutan, e caramba, os efeitos colaterais foram severos.
    Minha amiga ficou com a unha super fina e a pele também. Como você, ela se cortava com tudo. Mas, para te dar um ânimo eu posso te dizer que essa minha amiga que tinha muita, muita espinha, depois que finalizou o tratamento ficou com uma das peles mais bonitas que conheço pessoalmente, sem falar que ela NUNCA mais precisou usar nada para controle da acne, tipo, NUNCA MAIS!!!

    O tratamento é pesado, e eu confesso que não tenho coragem, mas ele tem um resultado muito bom, e pelo que eu sei, parece que é um resultado positivo e definitivo. Eu vi!

    Força!

    Vou ficar aqui torcendo para que de agora para frente esses efeitos colaterais fiquem cada vez mais brandos, e que você conquiste logo a pele que deseja.

    Abraço!

    • Sabe quando nada te dá ânimo? Eu estava assim. Tanto que faz quase um mês que não abro o blog e seu comentário lindo ficou aqui sozinho.
      Me desculpe mesmo.

      Com certeza eu não tenho tido a melhor experiência com o medicamento. Estou tendo praticamente TODOS os efeitos colaterais que se lê na bula, e sempre achei que era exagero listar tantas coisas.
      Sei que um dos efeitos pode ser a depressão, mas não tenho nada disso. É só aquele sentimento de impaciência e questionamento, “por que comigo?” o tempo todo. E óbvio, não poder comer aquele hamburger triplo com bacon e muita batata frita não ajuda muito.

      Os efeitos nesse mês estão querendo melhorar, sabe? E eu queria taanto saber quando poderei acabar logo com esse tratamento e comemorar com uma pele de pêssego e que nem mostre os rastros de tudo que já passei.

      Torço mesmo, sabe? Todas as manhãs, quando as marcas aparecem menos e as espinhas vão diminuindo, eu só penso no futuro. Só a esperança mesmo.
      E isso tem me ajudado. Essa semana senti falta do blog e de tirar fotos pra novos posts.

      O meu verdadeiro ‘eu’ está retornando, e estou muito feliz com isso! Nossa, de verdade. 🙂

      Adorei o seu comentário e toda força que senti nele. Muito obrigada, Ray! Seu pedacinho de carinho fez meu dia melhor.

      Um grande abraço pra você.

Deixe aqui o seu comentário

