Imagem

Testado e Aprovado #7 : Pão de Banana

O melhor pão de banana do mundo e ponto. Ele simplesmente não conseguiu durar oito horas dando sopa por aqui, tanto que já é a segunda vez que o faço. Se eu pudesse recomendar uma receita pra alguém que já está com as bananas madurinhas na despensa, seria essa. Mas acho que seria mais que uma recomendação, seria praticamente uma ordem.

A receita é do site Moldando Afeto do Gui Poulain e como se ela não fosse boa o bastante, ainda possui um passo-a-passo ilustrado e colorido em aquarela! Um charme.

Na primeira tentativa eu fui o problema dessa receita, mas acho que isso tem acontecido com muita frequência quando vou testar uma receita pela primeira vez: sempre há algum tipo de ‘desastre’. Com essa foi o tamanho da forma.

A quantidade de fermento é grande e eu fui muito inocente ao colocar em uma forma de pão inglês com tamanho menor que 30×11 cm (quem mandou não ler a receita por completo?). Resultado: o pão começou a escorrer pela forma e a sujar todo o forno! Um desastre, já que depois eu tive que limpar toda a bagunça. Isso teria sido um ponto super negativo pra eu sequer pensar em testar essa receita de novo se não fosse por um ponto: ficou uma DELÍCIA. Estava horrível em aparência, mas o sabor estava insuperável. Eu mal consegui comer dois pedaços desse pão.

Eu nunca tinha comido um pão tão molhadinho e macio como esse. E tudo isso é devido a junção do iogurte mais a banana, que favorecem a reação química entre ácido e base e gera esse pão maravilhosamente úmido e delicioso. É sério, testem.

Minhas dicas para essa receita são poucas, já que ela é extremamente fácil de se fazer. Praticamente se misturam os secos e os molhados. Pronto.

DICAS: 

1. Não faça como eu e use uma forma pequena demais. Caso você esteja em dúvida, divida em duas formas menores e coloque-as em uma assadeira para diminuir o risco de uma grande bagunça.

2. Asse na menor temperatura do seu forno. Leva mais tempo (+- 1 hora), mas você garante que o seu pão esteja assado por completo.

3. Não deixe de misturar separadamente os ingredientes secos com os molhados. Quanto menos você misturar a farinha, melhor.

4. Meça corretamente a quantidade de fermento. Uma colher de sopa é uma quantidade relativamente grande, mas não se assuste, é o ideal.

5. Quanto mais madurinhas as suas bananas, melhor. Nada de bananas sem pintinhas, hein?

6. Deixe esfriar completamente antes de desenformar, ou ele poderá se despedaçar.

7. Aproveite o melhor pão de banana da sua vida 😀

4 comentários sobre “Testado e Aprovado #7 : Pão de Banana

Deixe aqui o seu comentário

