Imagem

DIY: Tônico Facial de Tea Tree (Melaleuca)

E pra finalizar (por enquanto) os posts sobre os meus cuidados com a pele, resolvi compartilhar como eu fiz o meu tônico facial em casa para substituir o meu amado Tea Tree Water da LUSH.

Eu sempre negligenciei o tônico em meus cuidados diários, até encontrar esse da LUSH com propriedades bactericidas e clareadoras graças ao óleo essencial de Tea Tree, e quando vi que os ingredientes incluíam água, extrato de Tea Tree e algumas essências, vi que era a hora de economizar e fazer o meu em casa.

É incrivelmente fácil depois que se consegue os materiais, como o óleo essencial de Tea Tree (comprei o meu aqui) e a embalagem com a válvula de spray. E considerando a quantidade de óleo que se usa e que ele deve ser diluído em água ou óleo vegetal (como o de coco) para ser aplicado na pele, essa embalagem de 10ml vai durar quase pra sempre.

diy-tea-tree-water-tônico

tea-tree-water-tonico

Para esse tônico usei apenas 20 gotas em 100ml de água e lembre-se de sempre agitá-lo antes do uso. Não exagere na quantidade de óleo pois pode sensibilizar a sua pele. Em alguns sites vi a recomendação de aplicá-lo diretamente em alguma inflamação, mas deve-se embebedar um cotonete em óleo vegetal antes e depois pingar uma gotinha de óleo de Tea Tree na ponta para aplicar sobre a pele. Eu ainda estou testando esse método e caso haja algum problema, ou realmente funcione, eu deixo aqui no blog.

Se você tem a pele seca e/ou sensível e ao mesmo tempo com acne, dê uma chance ao óleo de Tea Tree. Por ser natural, tem grandes chances de funcionar em sua pele também como funcionou na minha.

P.S.: Depois de borrifar o tônico caseiro pela primeira vez em meu rosto, percebi o motivo deles usarem algumas essências… o cheiro é bem enjoativo. Por sorte só dura até ele evaporar da pele.

9 comentários sobre “DIY: Tônico Facial de Tea Tree (Melaleuca)

  1. Marina disse:

    Amanda, quando vc diz diluir em agua ou óleo, quer dizer que o tônico funciona tanto como na receita que citou, como se eu misturar em óleo de côco e passar no rosto? Porque eu tenho um pouco de óleo de côco com melaleuca que eu misturei para limpar a pele, isto se configuraria como um tônico facial?

    • Olá, Marina!
      Com o óleo ele não seria bem um tônico. Para limpeza (o combo de óleo de coco + melaleuca) funcionaria muito bem, já que aliaria o poder hidratante do coco mais as propriedades bactericidas da melaleuca. Aplique abundantemente, massageie e depois remova o excesso com um lencinho ou toalha.
      Já eu uso normalmente esse combo para hidratar a pele mesmo a noite. Coloco um pouquinho de óleo de coco e pingo uma ou duas gotinhas de melaleuca e aplico no rosto. Por ser em menor quantidade eu deixo na pele mesmo e removo pela manhã.
      Espero ter ajudado! 🙂

      • Marina disse:

        Ajudou sim! Obrigada. Posso tirar outras dúvidas, então? rs. É que assim, eu fiz essa mistura de óleo de coco e melaleuca para limpar a pele no lugar de um sabonete e tals, mas eu fico meio receosa se isso limpa mesmo, principalmente quando estou com maquiagem, porque eu passo o óleo, aí eu tiro com papel higiênico ou um lencinho…mas não sei, dá impressão de que não consegue limpar profundamente sem lavar com sabão, sabe? Pq não sai aquela camada de óleo que entra na pele, sai? Outra coisa, vc disse que passa de noite um pouco e remove de manhã, remove como? As vezes eu passo para hidratar a pele antes de passar maquiagem (pq eu tenho mta espinha), vc acha que isso é ruim pra pele?

        • Claro que pode! Quantas quiser. 🙂

          Bem, vamos lá: óleos vegetais são excelentes pra dissolver a maquiagem, principalmente a prova d’água. Pode usar sem medo e recomendo o uso de lencinhos de papel pra remover o excesso, já que o papel higiênico pode ser um pouco agressivo.

          Depois de removido esse excesso de maquiagem com o óleo é hora de remover qualquer resíduo que possa ter ficado. Se você está evitando o uso de sabão (o que é uma boa) pode usar esse tônico a base de água e óleo de melaleuca. Eu faço assim: dou umas 8 borrifadas em um disco de algodão e vou passando no rosto em movimentos circulares. Qualquer resíduo vai ficar no algodão, e é só fazer isso até o algodão ficar limpinho.

          Hidrate o rosto depois e pronto. Eu uso esse método nesse tempo de inverno quando minha pele fica super sensível e o sabão só piora.

          Quanto ao uso do óleo de coco pa hidratar a pele eu posso dizer que não piora as espinhas não. Em mim sinto até que faz ajudar a pele a se restaurar e cicatrizar mais rapidamente. Eu também aplico um pouquinho durante o dia, principalmente onde irei aplicar o corretivo, e só vejo vantagens.

          Qualquer dúvida é só deixar por aqui! 🙂

Deixe aqui o seu comentário

