Testado e Aprovado(?) #2 : Receitas com Chia

As vezes me dá a louca de ir atrás de algumas receitas com ingredientes mais saudáveis pra ver se consigo modificar um pouco os meus hábitos alimentares. Eu acho, faço, gosto (ou não), mas sempre acabo desanimando com o tempo. Pra mim a receita tem que ser saudável-mas-nem-tanto pra conseguir manter a minha animação.

Resolvi tentar usar essa sementinha que virou moda ultimamente: a chia. Dizem que faz milagres pra quem quer emagrecer, abaixa colesterol, é cheia de fibras e proteínas, uma superfood como chamam por aí. Não custava nada tentar e meu corpo poderia me agradecer depois.

chia-pudding-pudim

A primeira tentativa foi com o pudim de chia. Poucos ingredientes e bem rápido pra ficar pronto, já que a semente libera um gel quando hidratada e a textura fica bem interessante. Você pode colocar o que quiser como líquido (água, leite, leite de coco) e depois é só esperar a mágica acontecer. Usei uma combinação de leite de soja, leite de coco e açúcar mascavo, misturei bem e coloquei pra gelar. Em 20 minutos a textura de ‘pudim’ apareceu e eu pude experimentar. Nota 7, vai. É gostoso, mas um gostoso saudável, sabe? Que a gente tenta gostar mais por saber que está nos fazendo bem. O segredo é deixar o líquido bem docinho pro gel ficar saboroso depois. Ah, e com morangos maduros a nota vai pra 8. Fiz o meu assim:

1/2 xícara de chia
1  xícara de leite de coco
1/3 xícara de leite de soja
4 col. sopa de açúcar mascavo ou mel

A outra receita foi a panqueca de chia. Essa não tinha como ficar ruim, né? Peguei no site da Dani Noce e foi super fácil, mas infelizmente ela não ficou fotogênica (e eu sei que o pudim também não). Adorei! Nota 10. Vai ser a minha comidinha pós-exercício, ainda mais que é cheia de proteínas e consegue deixar o corpo bem abastecido.

Tá que as receitas não são suuuper saudáveis do tipo zero gordura e zero açúcar, ainda mais quando eu acabo colocando chocolate e tudo mais, mas pelo menos estou ingerindo algo bom pra mim no final das contas. É só não exagerar, né?

E você? Já experimentou essa sementinha com super poderes? O que achou?

2 comentários sobre “Testado e Aprovado(?) #2 : Receitas com Chia

  1. Nossa, essa semente é completamente nova para mim. Mas tudo bem, não sou base. Minha rotina alimentar não é muito saudável.

    O problema dessas comidas super saudáveis é que elas nunca são tão gostosas como um burger king e coca-cola XD
    Mas… Eu tenho tentado melhorar. Tanto é que fiz uma receita de muesli fresco que apareceu naquele programa lindo, Cozinha prática. Tudo nessa receita é completamente saudável e bem agradável para o paladar. =]
    Aprendi também uma receita de batata palito assada mas que fica igual (na verdade até mais gostosa) a batata frita. Posso dar para a filhota sem peso na consciência…

    Agora a receita dessa panqueca que você deixou o link parece maravilhosa, sempre tive vontade de fazer panqueca, mas sempre pensei que fosse difícil! *_*

    • Ai, hamburguer é um pecado que adoro cometer sempre que posso 😀
      E essas batatas palito assadas são uma delícia mesmo! Fiz esses dias também é tão mais prático não precisar ficar vigiando como na versão frita.
      Já experimentou com batata doce? Sério, faça! Fica uma delícia temperadinha com sal.

      E a panqueca é tãão fácil. Só misturar tudo e colocar na frigideira. Super recomendo.

Deixe aqui o seu comentário

